O Craft Weekend é um final de semana idealizado pela SAIBADESIGN e pelo artista Matias Picón, com o objetivo de apresentar o universo das artes gráficas para os alunos, com foco na reprodução de imagens.

Com teoria e prática, os alunos serão preparados para conhecer e trabalhar com as técnicas do estêncil, serigrafia, carimbo artesanal, colagem, desenho com carbono e tipografia. Serão dois dias de aula, com 6 horas cada, com uma carga horária total de 12 horas.

Conteúdo

  • Colagem/Desenho/Tipografia: introdução ao universo da manipulação manual e digital de imagens, onde serão utilizadas a colagem manual, a colagem por photoshop, letraset e recorte de letras, carimbo manual e industrial, desenho transferido por meio de carbono. O foco deste trabalho é a realização de obras em preto e branco, contrastadas em Photoshop, que posteriormente serão utilizadas para confecção de fotolitos.
  • Serigrafia 1: introdução à serigrafia, por meio de impressos manuais em papel, para que os alunos tomem conhecimento prático do uso da técnica. Preparo de matrizes, esticado, revelação e pós revelação. Esta aula, teórica e prática, irá requerir muita atenção por parte dos alunos, por se tratar da base geral para a confecção de matrizes, que posteriormente serão utilizadas na seguinte aula.
  • Serigrafia 2: aula prática de impressão em papel e tecido por meio de serigrafia, confecção de pôsteres e camisetas, utilizando as matrizes criadas pelos alunos no módulo anterior, junto a matrizes previamente criadas pelo professor. Esta aula, além de ser uma aula prática, passará pelos conceitos criativos do professor, na elaboração de obras reproduzíveis, numeráveis e também únicas, as quais premeiam o universo conceitual do artista/professor, ganhando um cunho de oficina/master class, onde os alunos estarão em contato direto com o processo criativo.
  • Estêncil: aula teórica e prática sobre a confecção de matrizes estêncil, por meio de desenhos a carbono ou projecção, utilização de artes criadas no primeiro módulo para confecção de matrizes recortadas, e utilização das mesmas em papel e incentivo a utilização das mesmas em paredes da escola ou rua.
  • Portfólio virtual da produção: análise do material produzido nas aulas, produção de fotografias dos materiais e processo, riação de portfolio virtual da produção, que será disponibilizado a todos os envolvidos. Entrega dos kits de atelier para cada um dos alunos.

Material utilizado (incluso no valor do curso): papéis de diversos tamanhos e gramaturas, tecidos variados, papel cartão/duplex, canetas esferográficas, lápis 2B, letraset, revistas variadas, borrachas de 5 cm, cola branca, pincel, estilete, régua, fita crepe branca, fita durex marrom, tinta spray preta, tintas de serigrafia de diversas cores, quadros e nylon 60 fios (serigrafia), emulsão resistente a água e sensibilizante, medidores para emulsão, mesa de luz, grampeador, alicate, chave de fenda, sargento, martelo, tesoura, espátula, garra de impressão em série.

Sobre o professor

Matias Picón é artista plástico especializado em processos gráficos. Já participou em exposições coletivas e em mostras individuais em diversas cidades da América Latina, Europa e Estados Unidos. No Brasil, foi o fundador e diretor da Galeria Mutante, em Atibaia, e hoje, é representado pela Galeria Choque Cultural, em São Paulo. Licenciado em artes visuais, Picón é professor e ensina os processos que ele mesmo utiliza em suas obras. Além do campo das artes visuais, também atua como músico, produtor e curador de festivais, e trabalha em seu projeto próprio, Animal Cracker, que edita de forma independente pelo seu selo El Chivo Graba.

Alguns dos trabalhos do professor

Este slideshow necessita de JavaScript.

Investimento: R$ 800,00 (valor total com o material do curso)

Quer reservar sua vaga ou obter mais informações? Fale com a SAIBADESIGN.